4 - GERADORES DE ARQUIVOS XML PARA ENVIO DE LOTES

O que é:

Extensible Markup Language (XML) é uma linguagem de marcação recomendada para a criação de Documentos Digitais organizados hierarquicamente para serem compartilhadas pela internet. Os Geradores de Eventos XML do CONTOK servem para para criar esses Documentos Digitais que contenham as informações relacionadas à Escrituração das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas do eSocial. Sua criação teve como objetivo padronizar o armazenamento, a transmissão, a validação e a distribuição desses dados em todo o país. Na prática, esse Sistema figura como uma ferramenta destinada a centralizar as Obrigações Acessórias Trabalhistas de uma empresa, garantindo o seu cumprimento por meio da Transmissão de vários Arquivos Eletronicos (XML) para um único Ambiente Nacional do eSocial, onde esses Arquivos Eletronicos (XML) são chamados também de Lote de Eventos. Os Lotes de Eventos são organizados conforme os "Tipos" abaixo, e suas respectivas "Fases" de Implantação:

Como fazer:


- Execute e Mantenha aberto o Monitor de Documentos Fiscais "UNINFE", que podera estar "Minimizado" na Barra "Systray" do Windows (Micro) perto do relógio. Depois coloque e mantenha o Cartão ou Pen-Drive do Certificado Digital modelo "A3" no local indicado e informe a Senha sempre que for solicitado. Recomendamos usar o Certificado Digital modelo "A1", pois o Certificado e a Senha serão usados automaticamente e rapidamente pelo programa Monitor, facilitando o Trabalho.

- Execute o Sistema CONTOK, click no Modulo da Folha de Pagamento, click em "Utilitarios", click em "SPED - eSOCIAL" e depois escolha um dos Geradores de Eventos do eSocial conf. abaixo:

- Apos exibir a tela do Gerador XML escolhido, preencher os campos solicitados conf. Exemplo abaixo:

Obs.: NAO é permitdo usar "C-cedilha", acentuacao e os caracteres: & " ' < > em Nomes, Enderecos, Bairros, Cidades, Setores, (campos Alfanumericos), etc !


... - Informar Cod. do Cliente do Empregador/Contribuinte-PF que sera Gerado

... - Informar o CNPJ Raiz (8 digitos) da Matriz ou CPF quando for Contribuinte Pessoa Fisica

... - Informar o CNPJ ou CPF do Certificado de Transmissao do XML, ou usar os "ítens" pré-definidos (eCNPJ do Cliente, eCNPJ Escritorio Contabil, eCPF Contador-Responsavel ou eCPF Socio-Principal). O Contador deve possuir a Procuração Eletrônica da Receita Federal contendo Todos os Serviços do eSocial

... - Informar o Tipo de Operacao como sendo "Inclusao", ou quando for o caso, "Alteração/Exclusão" que deverá ser gerado com o mesmo Período (MES/ANO) da inclusão anterior

... - Informar o Numero da Chave Sequencial comecando pela No. 00001, que deve ser incrementado conforme os proximos Eventos Transmitidos (NNNNN)

... - Informar a Versao do Layout atual como sendo "v02_05_00"

... - Informar o Tipo de Ambiente como sendo "1 - Producao"

...- Informar a Versao do nosso Aplicativo como sendo "CONTOK-2018"

...- Informar o MES/ANO Inicial de Validade das Informacoes, conf. :


...... - Eventos Iniciais (Empregador e Tabelas Basicas) para Empresas do Lucro Real = 01/2018

...... - Eventos Não-Periódicos (Empregados, Alterações, etc) para Empresas do Lucro Real = 03/2018

...... - Eventos Periódicos (Folha-Financeira, Fechamentos, etc) para Empresas do Lucro Real = 05/2018


...... - Eventos Iniciais (Empregador e Tabelas Basicas) para Empresas do Lucro Presumido = 07/2018

...... - Eventos Não-Periódicos (Empregados, Alterações, etc) para Empresas do Lucro Presumido = 10/2018

...... - Eventos Periódicos (Folha-Financeira, Fechamentos, etc) para Empresas do Lucro Presumido = 01/2019


...... - Eventos Iniciais (Empregador e Tabelas Basicas) para as demais Empresas (S.N./P.F.) = 01/2019

...... - Eventos Não-Periódicos (Empregados, Alterações, etc.) para as demais Empresas (S.N./P.F.) = 04/2019

...... - Eventos Periódicos (Folha-Financeira, Fechamentos, etc.) para as demais Empresas (S.N./P.F.) = ??/2021


... - Na Operacao de "Inclusao" deixar o MES/ANO FINAL em Branco


Obs.: Conf. o Tipo de Gerador XML escolhido, informar todos os demais campos solicitados, como por exemplo: Tipo-Situacao, Indicador de Porte, Tipo de Tabela, Cod. Inicial e Final da Tabela, Data de Alteração, Cod. Inicial e Final do Funcionário, Tipo de Entrega (Original / Retificação), No. do Recibo de Entrega, etc.


- Apos preencher os campos acima, click no botao "Gerar" onde será exibido o Arq. XML original desse Evento, atraves do programa Internet-Explorer ou outro programa que esteja associado com o tipo de Extensao ".XML", conf.:

- Apos visualizar e conferir, feche o Visualizador e informe para o CONTOK efetuar a Copia desse Arquivo XML para a Pasta de Envio informado anteriormente, conf.:

- Utilize a opcao "SIM" para copiar automaticamente para a Sub-pasta "Envio", sendo que o Monitor "UniNFe" vai automaticamente Assinar e Transmitir o arquivo XML para o "Ambiente" Web-Service de Produção (Oficial) do eSocial, onde caso o arquivo XML permanecer na Sub-pasta "Envio" por mais de 50 segundos, significa que o Monitor "UniNFe" não está ativo ou a Internet não está disponível, conf.:

- Caso o arquivo XML seja "enviado" corretamente, procurar o arquivo de Retorno de Envio do Lote na Sub-pasta "Retorno", através do programa "Gerenciador de Arquivos de Retorno - XML" e siga as demais instrucoes do proximo capitulo!


Obs.: O CONTOK também irá gravar uma copia extra na sub-pasta: "C:\Unimake\UniNFe\No.CNPJ\eSocial\Validar\Temp" !

Categorias

Downloads

Sistema CONTOK

Guia de Instalação CONTOK

Manutenção/Atualização

Run Time/Rede

CONTATO@WIDESISTEMAS.COM.BR

19 3231-8833

19 3231-4743

Todos os direitos resevados @ WIDE SISTEMAS / 2020