GERENCIADOR DE ARQ. XML EFD-REINF (Protocolos / Recibos)

O que é:

Programa auxiliar para facilitar a Localização e Visualização da "Sub-Pasta Informada" através do "Explorer do Windows", ou para abrir o arquivo "XML Informado" através do "Internet-Explorer", ou para abrir o Arquivo de "Erros Informado" através do "Visualizador UTL-MG", ou principalmente para IMPORTAR um arquivo "XML selecionado". Também pode-se usar a opção "Listar" para criar uma Lista de Consulta de Recibos Importados, inclusive pode-se Imprimir ou Excluir um Recibo já Importado.

- O ambiente "EFD-REINF" exige que o Usuário Envie as Informações de cada "Evento" (Empresas, INSS s/ Notas de Serviços, Desoneração, etc), separados por Empresa, sendo que esses Eventos são individuais e são Armazenados em arquivos XML, portanto teremos cerca de 08 a 10 tipos diferentes de EVENTOS (XML de Lote de Envio) para serem Gerados, Assinados, Transmitidos e Recepcionados (XML de Retorno), através do Sistema CONTOK e do Monitor de Documentos (UniNFe). A cada Evento XML(1) enviado ao EFD-REINF, o Monitor "UniNFe" retorna automaticamente com outro XML(2) contendo o "Resultado de Erros" ou "Recibo de Entrega" de cada Evento, exceto para o Evento do Fechamento (R-2099). No caso do Evento "R-2099", a cada Evento XML(1) enviado ao EFD-REINF, o Monitor "UniNFe" retorna automaticamente com outro XML(2) contendo o No. do Protocolo do recebimento, sendo que, com esse Protocolo temos que Gerar e Enviar um outro XML(3) do tipo "CONSULTA DO LOTE", para depois o EFD-REINF retornar com o ultimo arquivo XML(4) contendo o "Resultado de Erros" ou "Recibo de Entrega". Veja abaixo um Resumo dessa sequencia:

CONTOK ==> Gera XML(1) de algum Evento ==> "UniNFe" envia para "Reinf" e retorna XML(2) com o "Recibo ou Protocolo"

USUÁRIO ==> Localizar e abrir o XML(2) com Recibo/Protocolo, trazendo o "Protocolo do R-2099" para o GERENCIADOR

CONTOK ==> Gera XML(3) da Consulta do Lote ==> "UniNFe" envia para "Reinf" e retorna XML(4) com o Recibo (só R-2099)

Obs.: O Resultado obtido no XML(2 ou 4) poderá conter o "Recibo de Entrega" ou as Ocorrências de "Erros" encontrados !

Como Fazer:

- Execute e Mantenha aberto o Monitor de Documentos Fiscais "UNINFE", que poderá estar "Minimizado" na Barra "Systray" do Windows (Micro) perto do relógio. Depois coloque e mantenha o Cartão ou Pen-Drive do Certificado Digital modelo "A3" no local indicado e informe a Senha sempre que for solicitado. Recomendamos usar o Certificado Digital modelo "A1", pois o Certificado e a Senha serão usados automaticamente e rapidamente pelo programa Monitor, facilitando o Trabalho.

- Após ter enviado algum XML(1) de "Lote de Envio" através dos Geradores disponíveis no Contok (veja capitulo anterior), então click no Modulo da Escrita-Fiscal, click no sub-Menu "Utilitários", click em "SPED - REINF" e depois click em "Gerenciador de Arquivos de Retorno - XML (RECIBO)", onde será exibido a seguinte Tela:


... - Informar Cod. do Cliente do Empregador/Contribuinte-PF que será Gerenciado ... - Confirmar a Pasta como sendo "RETORNO" ... - Confirmar o Tipo-Sufixo-Extensão como sendo "RET-LOTE" ... - Manter a Pasta de Localização dos Arquivos-XML de Retorno - Click no ícone "[...]" ou F4 do campo da Pasta de Localização dos Recibos XML(2), e escolha um arquivo XML(2) de Retorno e clique no Botão "Abrir", conf.:


Obs.: Selecionar o Arq. XML(2) do Retorno do Lote, cujo Nome do Arquivo deverá ser:

... - Tipo de Evento escolhido (R-1000, R-2010, R-2020, etc) ... - Ano e Mês (AAAAMM) informado na Geração do XML(1) ... - Numero da Chave (NNNNN) informado na Geração do XML(1) ... - Sufixo e Extensão do Arquivo: "-ret-reinf-loteevt.xml"

- Após Selecionar e Abrir o arquivo XML(2), o Contok vai exibir automaticamente uma das 4 Mensagens Padrão no campo "Recibo de Entrega", onde você deverá IMPORTAR, VISUALIZAR ou GERAR-CONSULTA, conf.:

...... - XML COM RECIBOS, Click IMPORTAR ...... - ERROS / RECIBOS, Click IMPORTAR ...... - XML COM ERROS, Click VISUALIZAR ...... - XML em Processamento, Gerar CONSULTA

- Caso seja um arquivo XML(2) de Retorno do Evento de Fechamento Mensal "R-2099", então verifique se foram exibidos os campos "No. PROTOCOLO", "PERÍODO (ANO-MES)" e "No. CHAVE SEQUENCIAL" conf.

- Caso Positivo, click no Botão "GERAR CONSULTA" para gerar e enviar o XML(3) da Consulta do Lote e após a Pausa, aguardar o retorno do arquivo XML(4) do Recibo de Entrega do Evento "R-2099", ou click no ícone "[...]" ou F4 do campo da Pasta de Localização da Consulta do Fechamnto XML(4), e escolha um arquivo XML(4) de Retorno e clique no Botão "Abrir", conf.:


Obs.: Selecionar o Arq. XML(4) de Retorno da Consulta, cujo Nome do Arquivo deverá ser:

..... Tipo de Evento escohido "R-2099" ..... Ano e Mes (AAAAMM) informado na Geracao do XML(1) ..... Numero da Chave (NNNNN) informado na Geracao do XML(1) ..... Sufixo e Extensao do Arquivo: "-ret-reinf-cons.xml"


Obs.: Veja abaixo as principais "Funções" de cada um dos Botões do Gerenciador :

- "Visualizar" ==> Permite abrir e visualizar o Arquivo XML de Erros Selecionado, conf.:

- "Importar" ==> Permite importar um Arq. XML (2 ou 4) de Retorno de Lote ou Consulta, onde cada Evento "Chave-ID" aprovado sera importado como "Recibo de Entrega" e por outro lado cada Evento "Chave-ID" reprovado NAO sera importado e sera exibido o No. da Chave e o Motivo do Erro, conf.:

- "Listar" ==> Abre a Tela de Consulta com todos os Recibos Importados permitindo a escolha de um Recibo, conf.:

- "Imprimir" ==> Permite a Impressão de um "Recibo de Entrega" que já foi Importado, Listado e Selecionado para Impressão. Após clicar no Botão Imprimir, o Recibo será impresso da seguinte forma:

- "Excluir" ==> Permite a Exclusao de um "Recibo de Entrega" que ja foi Importado, Listado e Selecionado para Exclusao:

Obs.: Click no Botão "Sair" para fechar a Tela (encerrar) !

Categorias